Hidrocele Congênita - Dra. Marilyse Fernandeshérnia inguinal, também podem surgir ao longo da vida da criança, causadas por outras razões.

Este tópico trás características sobre a hidrocele congênita, que se manifesta em recém-nascidos do sexo masculino.

">

Hidrocele Congênita

A hidrocele congênita não comunicante é o acúmulo de líquido ao redor de um ou ambos testículos. É identificado logo após o nascimento do bebê, devido inchaço na região escrotal.

O tamanho do inchaço muitas vezes é assustador aos pais, causando preocupação, porém, este não é um problema. Habitualmente, a hidrocele congênita reduzirá progressivamente o tamanho ao longo dos primeiros 12 a 18 meses de vida da criança, até desaparecer completamente.

Outros tipos de hidroceles, como a hérnia inguinal, também podem surgir ao longo da vida da criança, causadas por outras razões.

Este tópico trás características sobre a hidrocele congênita, que se manifesta em recém-nascidos do sexo masculino.

Causas e Sintomas da Hidrocele Congênita

Ao final da gestação, cerca de 30 dias antes do nascimento, os testículos do bebê movem-se da cavidade abdominal, descendo até alcançar a região escrotal. Nesta descida, o testículo é acompanhado pelo conduto peritônio-vaginal.

Normalmente, o conduto peritônio-vaginal se fecha, deixando apenas um pequeno vestígio vazio ao redor dos testículos - túnica vaginal. Algumas vezes, uma quantidade de fluido peritoneal desce do abdome e ocupa este conduto, enchendo-o como uma bolsa de água, sendo então denominado de hidrocele.

Com o fechamento completo do conduto peritônio-vaginal, caso permaneça uma quantidade de  fluido em seu interior, acumulado na parte distal; na chamada túnica vaginal, surgirá uma hidrocele não comunicante. Normalmente, este líquido é reabsorvido durante o primeiro ou segundo ano de vida da criança.

Tratamento da Hidrocele Congênita

A hidrocele se manifesta por um escroto inchado de modo contínuo. Este inchaço não causa dor. Muitas vezes, ao exame físico da criança já é possível definir o diagnóstico de hidrocele. Além disso, é fundamental a participação dos cuidadores da criança, observando as mudanças no tamanho do inchaço e se ocorre de maneira intermitente.

O tratamento cirúrgico da hidrocele pode ser necessário nas seguintes situações:

  • Persistência da hidrocele após os 18 meses de vida;
  • O inchaço aparece/desaparece;
  • O inchaço causa dor;
  • O inchaço piora.

O tratamento cirúrgico, quando necessário, é similar ao realizado na herniorrafia inguinal.

"O conteúdo destas informações foram revisados pela Dra Marilyse Fernandes. Destina-se apenas para fins educacionais e não deve substituir avaliação médica ou de qualquer outro profissional de saúde. Encorajamos a discussão de quaisquer dúvidas ou preocupações  com o/a médico/a de sua preferência e confiança".

Informe-se mais

Avaliações