Ao pé da letra, o termo hidronefrose significa acúmulo de urina dentro do sistema urinário, levando a dilatação dos rins e ureteres. Relativamente frequente nas crianças, essa condição congênita pode ser identificada ainda durante a gestação, recebendo o nome de hidronefrose fetal. O ultrassom gestacional possibilita a identificação da maioria dos casos. Entretanto, menos comumente, o diagnóstico poderá ocorrer mais tardiamente, ao longo da infância, manifestando sintomas como dor abdominal e infecção urinária de repetição.
Enquanto a hidronefrose classificada como leve a moderada pode regredir espontaneamente nos primeiros meses de vida, a dilatação severa geralmente significa que haverá necessidade de correção cirúrgica, com pequena chance de resolução natural, além do risco de perda de função do rim acometido e de infecção de urina associada a febre.
Já sobre as causas de hidronefrose, diversas condições aparecem dando as caras. Entre eles, destaque para estenose de junção ureteropiélica (JUP),refluxo vesicoureteral (RVU) , megaureter obstrutivo primário, bexiga neurogênica e válvula de uretra posterior (VUP). Você pode encontrar muitas informações sobre essas e outras doenças no meu site www.uropediatriasp.com.br
Os sintomas geralmente são inespecíficos, podem variar de acordo com a idade da criança, a causa da hidronefrose e a severidade da obstrução do trato urinário. Na prática, em muitas ocasiões não produz sintomas e o único sinal é a presença de dilatação do sistema urinário no exame de ultrassom. Contudo, diante de manifestações tais como, infecção urinária ou crises de dor abdominal assim como presença de sangue na urina, esforço para urinar ou jato urinário fraco, devemos lembrar da necessidade de investigar a existência de malformação congênita do trato urinário.
Nos casos de hidronefrose fetal, além da avaliação clínica global do bebê, deve-se focar na presença de dificuldade para urinar. Assim sendo, o primeiro ultrassom deverá ser realizado cerca de 48 a 72 horas após o nascimento, será fundamental para avaliar o grau de comprometimento do sistema urinário e assim programar quais os próximos exames e quando deverão ser realizados. Adicionalmente, algumas decisões terapêuticas, como por exemplo, realizar circuncisão em recém nascidos do sexo masculino ou indicar uso de antibióticoprofilaxia, serão tomadas conforme os achados desse exame de ultrassom inicial.
Justamente por esses e muitos outros detalhes importantes para o adequado manejo da hidronefrose, procurar um profissional capacitado a promover atendimentos integrais é o melhor a se fazer sempre diante de problemas de saúde que exijam cuidados precisos e no momento adequado. Encontrar ajuda especializada é fundamental. Siga em frente e alcance seus objetivos!