Quando suspeitar de VUP durante a gestação?

Se você está grávida, não sabe o que é VUP, mas recebeu o diagnóstico de que seu bebê pode ter esse problema, saiba que criamos este conteúdo pensando em você. Em primeiro lugar, é preciso entender que VUP nada mais é do que a sigla que quer dizer válvula de uretra posterior.

Para explicar melhor, podemos dizer que a válvula consiste em uma prega mucosa 

originária de resquício dos tecidos formadores da uretra. Ou seja, no momento final da formação da uretra embrionária pode ser que esse tecido “permaneça” e assim funcione como uma válvula obstruindo a passagem da urina pela uretra, logo abaixo da sua junção com a bexiga.

Dessa forma,  essa válvula localizada na parede da uretra posterior – VUP –  impede a micção em diferentes graus e causa problemas variados à gestação e ao bebê. 

Normalmente, a VUP surge nas primeiras semanas do desenvolvimento fetal. É uma malformação congênita que atinge apenas os bebês do sexo masculino, pois a anatomia da uretra dos meninos é diferente da uretra feminina. 

Em termos de frequência, a VUP ocorre em cerca de um a cada oito mil nascimentos. Mesmo com baixa incidência, este problema merece muita atenção e cuidados especializados, devido a repercussão que pode provocar em todo trato urinário, com chances de evoluir para insuficiência renal crônica em 30% dos casos. 

Quais sinais devemos observar?

Indícios de VUP podem ser detectados nos exames de ultrassom realizados ao longo da gestação. No início do 2𑇑 trimestre da gestação, os sinais mais sugestivos são a presença de dilatação em um ou dois rins e ureteres  – ureterohidronefrose – , bexiga que não esvazia totalmente, com tamanho aumentado e de paredes espessadas.  

Às vezes a dilatação da uretra posterior também pode ser identificada no ultrassom gestacional, chamada de sinal do buraco da fechadura. Outro achado demonstrativo da presença e do grau de obstrução urinária é a redução progressiva do volume de líquido amniótico.

Mas alto lá! Aí vem a pergunta de uma mãe astuta: “Dra, como o ultrassom do bebê estava normal durante a gestação, significa então que posso ficar despreocupada?? “

A princípio sim! Contudo, após o nascimento, em bebês que não tiveram anormalidades detectadas ao ultrassom antenatal, alguns sinais e sintomas devem causar suspeita de VUP como jato urinário fraco, dificuldade ou esforço para urinar, aumento da frequência de micções, perdas de urina na roupa, além de infecção urinária.

Por isso é fundamental que pais, responsáveis e familiares sejam sempre atentos aos hábitos urinários e valorizem sintomas miccionais nas crianças.

Sendo assim, após o nascimento do bebê, a confirmação do diagnóstico é feita pela uretrocistografia miccional. Este é uma exame de raio-x, realizado após a passagem de uma sonda pela uretra e com a injeção de um contraste na bexiga. Possibilita avaliar precisamente a anatomia da uretra e bexiga. 

Em busca do melhor tratamento!

Em caso de dúvida diagnóstica ou para realização do tratamento, a cistoscopia com abertura endoscópica da VUP, será sempre que possível, a primeira opção terapêutica. Outras alternativas são a vesicostomia e a ureterostomia , técnicas cirúrgicas geralmente temporárias, mas em algumas situações muito eficientes.

Além disso, apenas certos casos serão beneficiados com a realização de cirurgia fetal.

Por fim,  o uso de medicações, como anticolinérgicos e alfa-bloqueadores, proporcionam melhora do funcionamento da bexiga e do esfíncter uretral. 

Falaremos mais dessas técnicas em outras postagens. 

É indispensável fazer acompanhamento a longo prazo, com avaliação periódica por urologista pediátrico experiente, pois uma intervenção correta em um momento preciso, poderá fazer a diferença para alcançar a melhor saúde possível para cada criança.

Quer saber mais sobre válvula de uretra posterior? Acompanhe novas publicações, visite o site e aproveite para assistir um vídeo no meu canal do Youtube .

Compartilhe nas suas redes!

Publicado por: Dra. Marilyse Fernandes
Cirurgia Pediátrica (CRM 92676 | RQE 21334) A Dra Marilyse Fernandes é médica especialista em cirurgia pediátrica e robótica, dedicada à urologia infantil com experiência em hidronefrose congênita, malformações genitais e disfunções miccionais. Formada pela Universidade Estadual de Londrina, Doutora em Ciências da Reabilitação pela Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduada em Cirurgia Robótica pelo Hospital Israelita Albert Einstein.

O que Nossos Pacientes Dizem

Depoimentos de pacientes e suas famílias são a prova do nosso compromisso em oferecer um atendimento humanizado e eficaz.

Joelma Garcia dos Santos Nascimento
Joelma Garcia dos Santos Nascimento
2025-03-18
Somos de Sertãozinho SP. Nossa bebê aos 9 meses teve a primeira infecção urinária, fomos ao plantão médico e a infecção foi tratada, porém começou a se repetir com frequência, até que uma médica do plantão nos orientou a procurar um Urologista, ela nos orientou sobre a possibilidade de ser refluxo urinário, pois não é normal bebês com menos de um ano ter infecções urinárias repetitivas. Procuramos um profissional e foi realizado exames e realmente foi constatado refluxo urinário grau IV, que se resolve com cirurgia ou tratamento com Vantris. Meu esposo pesquisou e encontrou a Dra. Marilyse e fomos até ela, e digo de todos meu coração que foi Deus quem nos encaminhou até ela, uma excelente profissional, nos orientou, esclareceu nossas dúvidas, foi muito paciente conosco, tratou nossa bebê com muito carinho, respeito. O procedimento com Vantris foi realizado e com a graça de Deus foi muito bem sucedido graças Deus e a Dra. Marilyse.
 
Helô Botura
Helô Botura
2025-02-11
Dra. para nós foi simplesmente um ANJO que chegou em nossas vidas e em meio daquele turbulento desespero, ela veio e nos acalmou, nos acalmou com sua fala, seu jeito, seu profissionalismo e acima de tudo, com seu amor pela sua profissão.

Querida Dra. Marilyse, gostaria de expressar nossa imensa gratidão por todo o apoio e cuidado que a senhora nos ofereceu ao longo do processo das cirurgias do Felipe, graças à sua competência, dedicação e amor, tudo deu certo.🫶🏼❤️🙏🏻
Sua atenção e paciência foram fundamentais para a nossa confiança em todo o processo. Sentimos muito conforto em saber que o Felipe estava em suas mãos.

Muito obrigada, de coração, por tudo que fez por nós e principalmente pelo nosso Felipe.
Gratidão!!! ❤️❤️❤️❤️❤️
 
Marcinho Surfista
Marcinho Surfista
2025-02-11
É tão bom quando encontramos uma profissional tão capacitada e tão humana, a Dra esclareceu todas as nossas dúvidas, explicou tudo que precisávamos saber com calma e paciência, que bom seria se todos médicos fossem assim!!!
Seguramente posso dizer que foi a melhor médica que fomos até hoje!!!
 
Heloise Pateis
Heloise Pateis
2025-02-07
Dra Marilyse, uma ótima profissional fez a cirurgia de hipospadia do meu filho com apenas 1a e 2m. Já fui confiante pois a mesma já havia realizado a cirurgia no meu irmão há vários anos e agr fez no meu filho, uma profissional atenciosa e que tira todas as dúvidas e medos dos pais. Com apenas 6 meses de pós operatório o resultado da cirurgia está incrível. Indico sem medo pois é uma profissional que sempre está se atualizando pra melhor atender os seus pacientinhos 💙🙏🏼
 
Tamara Rodrigues Alves
Tamara Rodrigues Alves
2025-02-07
Dra Marilyse é uma excelente profissional, extremamente competente e capacitada.
Tivemos uma maravilhosa experiência e solução do refluxo urinario da nossa bebe de 2 anos.
Ela sempre nos atendeu com muito esclarecimento, e principalmente trouxe a solução desse problema que trazia tanta insegurança para nós.
Hoje nossa bebê está ótima! Saudável, sem a utilização de profilático e com a questão resolvida.
Nosso eterno agradecimento a essa profissional.
 
Douglas Nascimento
Douglas Nascimento
2024-12-10
Excelente profissional, cuidadosa, atenciosa, experiente, atenciosa, cuidou e fez cirurgia de refluxo urinário da minha filha e até o momento foi um sucesso. Muito grato a Deus por ter colocado ela em nossa vida.
 
Hilciane Borba
Hilciane Borba
2024-12-05
Nosso pequeno precisava realizar uma biópsia dos rins e com ajuda da dr marilyse que se propôs a nos ajudar a achar um laboratório que fizesse a análise específica que precisavamos conseguimos realizar o procedimento , ela com todo carinho nos atendeu nos explicando como seria feito o procedimento da biópsia nos tranquilizou muito me passou muito confiança em seu trabalho e assim foi uma cirurgia tranquila sem nenhum intercorrências e recuperação ótima sou grata a Deus por colocar a dr marilyse na nossa vida ela é incrível seu trabalho impecável... Parabéns Dr marilyse vc e uma excelente médica .
 
janaina Alcazas
janaina Alcazas
2024-11-19
Nossa consulta com a Dra. Marilyse foi uma experiência e um aprendizado. Meu pequeno foi carinhosamente atendido por ela, muita atenção, paciência e carinho.❤️

Gratidão a equipe que são todos maravilhosos.

Papai do céu abençoe sempre.🙏
 
Paloma Canito
Paloma Canito
2024-11-09
ESTENOSE DE JUP!
É o nome da missão que nos foi dada desde o morfológico do terceiro trimestre de gestação!
Graças a Deus hoje vencemos essa missão, com a participação especial da Dra @marilyse.uropediatria que nos acompanhou desde o nascimento do Davi, nos passava segurança e confiança a cada atendimento com seu profissionalismo e conhecimento admirável!
Eu não tive dúvidas que meu bem mais precioso estava nas mãos da MELHOR... Por isso descansei meu coração em Cristo e foi um sucesso! No dia 23/09 ele passou por uma cirurgia Robótica para correção da estenose de JUP... recuperação rápida, 0 dor, criança super ativa logo após o procedimento! Eu só tenho que agradecer a Deus e a toda Equipe pela vida do meu pequeno!