Como é feita a cirurgia de pieloplastia no bebê? - Dra. Marilyse Fernandes

Como é feita a cirurgia de pieloplastia no bebê?

Atualizado em
Por: CRM 92676 | RQE 21334

A pieloplastia é o procedimento cirúrgico mais recomendado para tratarmos um problema chamado de estenose da junção ureteropiélica (Estenose da JUP),que envolve o estreitamento da conexão entre o ureter (estrutura tubular que transporta a urina do rim para a bexiga) e a pelve renal (local do rim que coleta toda a urina produzida pelos glomérulos renais). Essa condição pode causar dificuldade para livre passagem da urina, levando a dilatação do sistema coletor, cólica abdominal, infecção urinária e comprometimento da função do rim obstruído.

A estenose da JUP pode acontecer por alguns motivos, dentre eles a presença de cálculos urinários obstruindo a passagem da urina, traumas e cicatrizes na JUP, sendo todas essas causas adquiridas e de maior incidência em crianças a partir da idade escolar até a fase adulta. 

Quando é necessário realizar a pieloplastia em bebês ou crianças pequenas, a causa da estenose de JUP por sua vez, é congênita, ou seja, ocorre desde o nascimento devido a uma anomalia do desenvolvimento desta parte do sistema urinário durante sua formação, gerando hidronefrose (acúmulo de urina dentro do rim).

O momento e tipo de abordagem cirúrgica pode variar a depender das consequências associadas ou sintomas como infecção de urina recorrente. O procedimento cirúrgico pode ser realizado de forma convencional em cirurgia aberta ou ser minimamente invasivo, realizado por videolaparoscopia ou cirurgia robótica.

A correção cirúrgica acontece sob anestesia geral para que o bebê não sinta dor durante o procedimento. O cirurgião irá acessar a área estreitada da junção ureteropiélica e, em seguida, ampliá-la ou reconstruí-la para permitir o fluxo adequado de urina do rim para o ureter e, subsequentemente, para a bexiga. Isso pode envolver a remoção da porção estreitada e a reconstrução da junção ou a retirada de tecido cicatricial ou ainda, transpor o ureter obstruído por um vaso renal comprimindo a JUP, dependendo da situação.

Para auxiliar no processo de cicatrização da área submetida à correção, utilizamos a passagem de um cateter chamado duplo J. O “duplo J” é um tubo plástico flexível, com múltiplos orifícios e com as extremidades enroladas ou curvadas em forma de “J” ou de “rabo de porco”. Uma extremidade é inserida na bexiga e a outra é colocada na parte superior do rim. O principal objetivo do cateter é manter o livre fluxo de urina em seu interior, permitindo assim a regressão do inchaço da área operada, cicatrizando sem acotovelamentos, infecções e sem extravasamento da urina para os tecidos ao redor. Adicionalmente, uma sonda vesical será colocada na bexiga para auxiliar a drenagem urinária.

Após a correção da estenose e passagem do “duplo J”, as incisões são fechadas com suturas e por um tipo de adesivo cirúrgico tópico. Trata-se de um adesivo líquido à base de cianoacrilato, que seca rapidamente quando aplicado na pele e forma uma película transparente que ajuda a manter as bordas da ferida unidas. É frequentemente utilizado em procedimentos médicos, para fechar pequenas incisões cirúrgicas como as realizadas nas técnicas minimamente invasivas.

Terminada a cirurgia, a criança é monitorada na sala de recuperação até acordar completamente. Quando estiver recuperada dos efeitos anestésicos, ela permanece internada no hospital, em algumas circunstâncias em uma unidade de terapia intensiva (UTI),mas na maioria das vezes, ficará em um quarto com os pais, em torno de 1 a 2 dias, para garantir que a sua recuperação esteja indo bem. A maioria dos bebês apresenta excelente recuperação quando submetidos ao procedimento, necessitando de poucos remédios para dor e do uso de antibióticos.

Finalizada essa etapa do tratamento com sucesso, ainda será necessário manter o acompanhamento pós-operatório durante vários meses, com a realização de consultas de rotina e exames complementares para avaliar os resultados obtidos. 

Quer saber mais detalhes sobre os cuidados recomendados, acompanhe os novos artigos do blog! Sempre buscamos trazer informações para auxiliar no tratamento do seu filho ou filha! Até a próxima!!


Dra. Marilyse Fernandes
Publicado por: Dra. Marilyse Fernandes - Cirurgia Pediátrica - CRM 92676 | RQE 21334
A Dra Marilyse Fernandes (CRM 92676 / RQE 21334) é médica especialista em cirurgia pediátrica e robótica, dedicada à urologia infantil com experiência em hidronefrose congênita, malformações genitais e disfunções miccionais. Formada pela Universidade Estadual de Londrina, Doutora em Ciências da Reabilitação pela Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduada em Cirurgia Robótica pelo Hospital Israelita Albert Einstein.
Leia também

Avaliações

Ana Camargo
Ana Camargo
08/09/2023
Minha filha de 5 anos não deixava de usar fralda, foram vários médicos até que em março/23 conheci por meio de indicação a dr Marilyse. Com sua experiência conseguiu diagnósticar a duplicidade no canal da urina, cirurgia feita em 31/07/23 e foi um sucesso. Gratidão pura a essa profissional e toda sua equipe, desde o primeiro atendimento com sua secretária Janaina. Obrigada a todos!
Reinaldo Ferreira
Reinaldo Ferreira
22/08/2023
Profissional extremamente competente cuidou do meu filho recém nascido de maneira excepcional. Desde o primeiro encontro se mostrou extremamente competente e nos passou tranquilidade em um momento muito delicado. A Dra. Marilyse não apenas demonstrou uma compreensão abrangente das necessidades médicas do meu filho, mas também se esforçou para explicar cada procedimento de maneira clara e tranquilizadora Em resumo, estou profundamente grato à Dra. Marilyse por sua excelência profissional e sem dúvidas nenhuma a indicaria
Silvio Fernandes Vera
Silvio Fernandes Vera
21/08/2023
Agradeço toda a atenção que sempre nos dispensou quando precisamos. Que Deus cuide sempre de você e lhe dê a saúde necessária para continuar a cuidar daqueles que mais precisam! Silvio, Selma e Rafael...
Gabriela Genaro
Gabriela Genaro
17/03/2023
Ótima profissional, muito competente e humana! Nos tratou com muito carinho e profissionalismo desde a 1° consulta. Nos passou total confiança! Fez a cirurgia do meu filho de apenas 10 meses e foi um sucesso.
Janaina Silva
Janaina Silva
14/03/2023
A Dra marilyse é sensacional, tira todas as nossas dúvidas em relação aos nossos pequenos, super atenciosa e educada. Nota 1000 em todos os quesitos, desde o atendimento na recepção até o pós consulta!!
daniele bergamaschi andreia
daniele bergamaschi andreia
07/02/2023
A Dra é maravilhosa 😍, a cirurgia do meu filho foi um sucesso.
karine caldas
karine caldas
02/02/2023
Gratidão a Dra. Marilyse! Muito atenciosa e cuidadosa com a criança e também com os pais.
Veronica Tirri
Veronica Tirri
01/12/2022
A Dra. MARYLISE foi um anjo enviado por Deus em nossas vidas! A Maysa em exame de rotina em 2021, foi encontrado um cálculo gigante no ureter Esquerdo do Rin, com uma Hidronefrose grau III importante. Necessitando de uma cirúrgia de Urgência. Foi prontamente indicada pelos colegas médicos mesmo não sendo da região da Dra. Foi indicada pela competência, especialização diferenciada e muita eficiência. Em menos de 1 semana a Dra. Atendeu prontamente e em menos de 45 dias a Maysa foi operada por Cirurgia ROBÓTICA por VÍDEO, recuperação incrível em pouquíssimos dias! Maysa quase não tem cicatrizes! A Dra. é uma fada maravilhosa! Serei grata eternamente! 🙏🙏🙏💗 Dia 29/11/2022 dia de visitar a melhor médica Urologista Pediátrica! 😍💗 A foto da cicatrização perfeita da minha pequena. Não posso deixar de mencionar a recepcionista Janaína, muito eficiente e responsável sempre! Gratidão sempre!
Mayara Oliveira Guilherme
Mayara Oliveira Guilherme
30/11/2022
Desde a primeira consulta eu fui muito bem atendida, nunca sai de uma consulta com dúvida. A cirurgia do meu filho foi um sucesso e eu tive todo apoio necessário durante todo o tratamento. A Dra. fez uma correção de hipospadia e ficou perfeito. Sou muito grata a Dra. Marilyse e a Janaína que sempre me atendeu muito bem principalmente no pós cirúrgico que demanda um maior acompanhamento.