O que causa refluxo nos rins? - Dra. Marilyse Fernandes

O que causa refluxo nos rins?

Atualizado em
Por: CRM 92676 | RQE 21334

O refluxo de urina para os rins, também conhecido como refluxo vesicoureteral (RVU),é uma condição urológica que envolve o retorno anormal da urina da bexiga para os ureteres e, em muitos casos também para os rins.O significado clínico do RVU baseia-se na hipótese de que a passagem retrógrada da urina transporta bactérias da bexiga para dentro dos rins. 

Dessa forma, predispõe a ocorrência de pielonefrite aguda e como consequência pode levar a cicatrizes renais, hipertensão arterial e doença renal em estágio terminal. Entretanto, alguns aspectos das teorias envolvendo o refluxo são questionados, como resultado, há controvérsias quanto ao manejo ideal dos pacientes com RVU.

O refluxo vesicoureteral é a anomalia urológica mais comum na infância, ocorre em 1-2% dos recém-nascidos, em 15-20% dos bebês com hidronefrose antenatal e em 30-40% das crianças com infecção urinária febril,sendo que  65% das crianças com refluxo tem idade inferior a 7 anos.

Existe predisposição genética para refluxo vesicoureteral primário, conforme documentado por uma revisão sistemática que encontrou taxas de 27.4% para irmãos de paciente com RVU e 35.7% para filhos de pais que tiveram RVU na infância. O risco de RVU diminuiu à medida que a idade do membro da família examinado aumenta. E predisposição maior é para formas mais leves de refluxo (16.7% versus 9.8%). 

A recorrência familiar de RVU implica que os fatores genéticos têm um papel importante na sua patogênese, mas nenhum locus ou gene principal para o refluxo foi identificado e a maioria dos pesquisadores reconhece que o RVU é geneticamente heterogêneo. Há também provável suscetibilidade genética individual modulando a resposta imunológica e o desenvolvimento de cicatrizes renais nas crianças com refluxo vesicoureteral. Evolução das técnicas de varredura do genoma e do conhecimento das bases genéticas do RVU ajudará na melhor compreensão da sua patogênese.

Geralmente classificamos o RVU em duas categorias principais: refluxo primário e refluxo secundário, baseado nos fatores causais do retorno da urina para o trato urinário superior. 

O RVU primário é a forma mais comum de refluxo, decorre do fechamento insuficiente ou inadequado da junção ureterovesical (JUV),ou seja, do segmento do ureter localizado dentro da parede da bexiga (ureter intravesical). Normalmente, a passagem retrógrada da urina é impedida pela contração dos músculos da bexiga, causando oclusão total do ureter intravesical. No RVU primário, a falha deste mecanismo anti-refluxo é devido ao ureter intravesical ser congenitamente curto. 

A resolução espontânea do RVU primário de baixo grau geralmente ocorre com o crescimento do paciente. À medida que a bexiga cresce, o comprimento do ureter intravesical aumenta, melhorando a função do mecanismo anti-refluxo. Entretanto, quando o ureter intravesical curto decorrer de algum defeito na anatomia da JUV, como observado nas crianças com duplicidade ureteral, ectopia ureteral,divertículo para-ureteral; geralmente não há resolução espontânea do refluxo, sendo necessária a correção cirúrgica.

Já o RVU secundário resulta de pressão elevada na bexiga durante a micção, levando a falha do mecanismo de fechamento da JUV, que deve ocorrer durante a contração da bexiga, evitando assim o retorno da urina. O RVU secundário é frequentemente causado por alguma obstrução anatômica, localizada abaixo da bexiga, como a observada na válvula da uretra posterior ou por obstrução funcional como ocorre na bexiga neurogênica e na disfunção miccional. A gravidade da obstrução influencia a intensidade do refluxo vesicoureteral. 

Para saber mais sobre manifestações clínicas, exames solicitados para o diagnóstico e como o tratamento do refluxo vesicoureteral poderá ser realizado,veja outros artigos sobre o assunto que já foram publicados no blog. Até breve!


Dra. Marilyse Fernandes
Publicado por: Dra. Marilyse Fernandes - Cirurgia Pediátrica - CRM 92676 | RQE 21334
A Dra Marilyse Fernandes (CRM 92676 / RQE 21334) é médica especialista em cirurgia pediátrica e robótica, dedicada à urologia infantil com experiência em hidronefrose congênita, malformações genitais e disfunções miccionais. Formada pela Universidade Estadual de Londrina, Doutora em Ciências da Reabilitação pela Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduada em Cirurgia Robótica pelo Hospital Israelita Albert Einstein.
Leia também

Avaliações

Ana Camargo
Ana Camargo
08/09/2023
Minha filha de 5 anos não deixava de usar fralda, foram vários médicos até que em março/23 conheci por meio de indicação a dr Marilyse. Com sua experiência conseguiu diagnósticar a duplicidade no canal da urina, cirurgia feita em 31/07/23 e foi um sucesso. Gratidão pura a essa profissional e toda sua equipe, desde o primeiro atendimento com sua secretária Janaina. Obrigada a todos!
Reinaldo Ferreira
Reinaldo Ferreira
22/08/2023
Profissional extremamente competente cuidou do meu filho recém nascido de maneira excepcional. Desde o primeiro encontro se mostrou extremamente competente e nos passou tranquilidade em um momento muito delicado. A Dra. Marilyse não apenas demonstrou uma compreensão abrangente das necessidades médicas do meu filho, mas também se esforçou para explicar cada procedimento de maneira clara e tranquilizadora Em resumo, estou profundamente grato à Dra. Marilyse por sua excelência profissional e sem dúvidas nenhuma a indicaria
Silvio Fernandes Vera
Silvio Fernandes Vera
21/08/2023
Agradeço toda a atenção que sempre nos dispensou quando precisamos. Que Deus cuide sempre de você e lhe dê a saúde necessária para continuar a cuidar daqueles que mais precisam! Silvio, Selma e Rafael...
Gabriela Genaro
Gabriela Genaro
17/03/2023
Ótima profissional, muito competente e humana! Nos tratou com muito carinho e profissionalismo desde a 1° consulta. Nos passou total confiança! Fez a cirurgia do meu filho de apenas 10 meses e foi um sucesso.
Janaina Silva
Janaina Silva
14/03/2023
A Dra marilyse é sensacional, tira todas as nossas dúvidas em relação aos nossos pequenos, super atenciosa e educada. Nota 1000 em todos os quesitos, desde o atendimento na recepção até o pós consulta!!
daniele bergamaschi andreia
daniele bergamaschi andreia
07/02/2023
A Dra é maravilhosa 😍, a cirurgia do meu filho foi um sucesso.
karine caldas
karine caldas
02/02/2023
Gratidão a Dra. Marilyse! Muito atenciosa e cuidadosa com a criança e também com os pais.
Veronica Tirri
Veronica Tirri
01/12/2022
A Dra. MARYLISE foi um anjo enviado por Deus em nossas vidas! A Maysa em exame de rotina em 2021, foi encontrado um cálculo gigante no ureter Esquerdo do Rin, com uma Hidronefrose grau III importante. Necessitando de uma cirúrgia de Urgência. Foi prontamente indicada pelos colegas médicos mesmo não sendo da região da Dra. Foi indicada pela competência, especialização diferenciada e muita eficiência. Em menos de 1 semana a Dra. Atendeu prontamente e em menos de 45 dias a Maysa foi operada por Cirurgia ROBÓTICA por VÍDEO, recuperação incrível em pouquíssimos dias! Maysa quase não tem cicatrizes! A Dra. é uma fada maravilhosa! Serei grata eternamente! 🙏🙏🙏💗 Dia 29/11/2022 dia de visitar a melhor médica Urologista Pediátrica! 😍💗 A foto da cicatrização perfeita da minha pequena. Não posso deixar de mencionar a recepcionista Janaína, muito eficiente e responsável sempre! Gratidão sempre!
Mayara Oliveira Guilherme
Mayara Oliveira Guilherme
30/11/2022
Desde a primeira consulta eu fui muito bem atendida, nunca sai de uma consulta com dúvida. A cirurgia do meu filho foi um sucesso e eu tive todo apoio necessário durante todo o tratamento. A Dra. fez uma correção de hipospadia e ficou perfeito. Sou muito grata a Dra. Marilyse e a Janaína que sempre me atendeu muito bem principalmente no pós cirúrgico que demanda um maior acompanhamento.