Enurese - Dra. Marilyse Fernandes

Enurese

A enurese é um termo médico empregado para definir a perda involuntária e intermitente da urina durante o sono, nas crianças a partir dos 5 anos, ocorrendo pelo menos uma vez ao mês por no mínimo durante três meses, sem que exista alguma anormalidade adquirida ou congênita do sistema nervoso central. Outros termos empregados para esse problema são incontinência urinária, problema miccional ou perdas urinárias.

A enurese não é um ato de afronta ou desobediência da criança diante dos pais, mas trata-se de uma incapacidade real para controlar a urina durante o sono. Como consequência, causa desconforto e estresse em toda a família, provoca na criança sentimento de medo e vergonha, além da chance de sofrer bullying, uma forma de violência manifestada por humilhação e desrespeito por parte de outras pessoas, principalmente crianças.

Causas e Sintomas da Enurese

Os principais fatores que colaboram para a ocorrência da enurese são a hiperatividade do músculo da bexiga - detrusor, baixos níveis de hormônio antidiurético - ADH ou vasopressina -  e a incapacidade para despertar durante o sono, no momento em que a bexiga estiver cheia.

A maioria das crianças adquire controle urinário até os 4 anos de idade, durante o período diurno e, até os 6 anos para o período noturno, mas em até 20% dos meninos e 17% das meninas, entre 6 a 7 anos, ainda apresentam dificuldade para controle urinário durante o sono.

Não há uma causa única mas inúmeros motivos podem associar-se, dentre eles estão:

  • Pequena capacidade de armazenamento de urina pela bexiga;
  • Dificuldade em despertar durante o sono ou até a presença de um algum distúrbio do sono - apnéia obstrutiva do sono, parassonias, síndrome pernas inquietas, etc;
  • Disfunção nos hormônios que regulam a produção noturna da urina;
  • Genética - enurese tende a ocorrer em vários membros da mesma família;
  • Atraso em adquirir capacidade de armazenar a urina - isso pode ser um fator até cerca de 5 anos;
  • Prisão de ventre, acúmulo de fezes no intestino de modo a empurrar a bexiga e causar perdas acidentais de urina;
  • Dificuldade em esvaziar totalmente a bexiga durante as micções ou para sentir que a bexiga está cheia.

Assim como, também é possível que outras condições médicas, como infecção recorrente do trato urinário - ITU, diabetes ou anemia falciforme, estejam colaborando com o quadro de enurese.

Diagnóstico e Tratamento da Enurese

Na maioria dos casos, a enurese é diagnosticada com base na análise de um histórico médico completo, juntamente com um exame físico. No entanto, os testes de diagnóstico podem ser usados ​​para determinar se há um problema médico latente. Esses testes incluem:

  • Exame de urina;
  • Urofluxometria - mede o padrão e a qualidade do fluxo urinário;
  • Ultrassom do aparelho urinário;
  • Raio-x do abdome e pelve.

Dependendo do tipo e da severidade da enurese, para tratar é indicado:

  • Reabilitação pélvica + correção dos hábitos miccionais - uroterapia;
  • Treinamento de biofeedback;
  • Programa intestinal de manejo de cólon;
  • Alarme miccional;
  • Tratamento medicamentoso - DDAVP®, anticolinérgicos,Imipramina.

Uma visita, a uma especialista no tratamento da enurese, pode ajudar a identificar qual a melhor opção de tratamento para seu(ua) filho(a). Identificar o problema mais cedo, pode ajudar a reduzir os transtornos emocionais que uma criança pode adquirir em virtude deste  problema miccional.

Quais são os efeitos de longo prazo?

A enurese tende a desaparecer espontaneamente, em  cerca de 15% das crianças acometidas, a cada ano. Portanto, com o passar da idade da criança - mesmo que você opte por não fazer nenhum tratamento - maior será a chance de que haja resolução espontânea do problema e que a criança adquira controle urinário durante o sono.

No entanto, nas crianças que têm enurese devido a um problema miccional associado pode exigir tratamento e cuidados delongados.

"O conteúdo destas informações foram revisados pela Dra Marilyse Fernandes. Destina-se apenas para fins educacionais e não deve substituir avaliação médica ou de qualquer outro profissional de saúde. Encorajamos a discussão de quaisquer dúvidas ou preocupações  com o/a médico/a de sua preferência e confiança".

Veja mais em:

A importância da fisioterapia no manejo das disfunções da micção na infância

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato e envie para nós!

Fonte: é uma imagem aberta da internet.

Informe-se mais

Avaliações

Ana Camargo
Ana Camargo
08/09/2023
Minha filha de 5 anos não deixava de usar fralda, foram vários médicos até que em março/23 conheci por meio de indicação a dr Marilyse. Com sua experiência conseguiu diagnósticar a duplicidade no canal da urina, cirurgia feita em 31/07/23 e foi um sucesso. Gratidão pura a essa profissional e toda sua equipe, desde o primeiro atendimento com sua secretária Janaina. Obrigada a todos!
Reinaldo Ferreira
Reinaldo Ferreira
22/08/2023
Profissional extremamente competente cuidou do meu filho recém nascido de maneira excepcional. Desde o primeiro encontro se mostrou extremamente competente e nos passou tranquilidade em um momento muito delicado. A Dra. Marilyse não apenas demonstrou uma compreensão abrangente das necessidades médicas do meu filho, mas também se esforçou para explicar cada procedimento de maneira clara e tranquilizadora Em resumo, estou profundamente grato à Dra. Marilyse por sua excelência profissional e sem dúvidas nenhuma a indicaria
Silvio Fernandes Vera
Silvio Fernandes Vera
21/08/2023
Agradeço toda a atenção que sempre nos dispensou quando precisamos. Que Deus cuide sempre de você e lhe dê a saúde necessária para continuar a cuidar daqueles que mais precisam! Silvio, Selma e Rafael...
Gabriela Genaro
Gabriela Genaro
17/03/2023
Ótima profissional, muito competente e humana! Nos tratou com muito carinho e profissionalismo desde a 1° consulta. Nos passou total confiança! Fez a cirurgia do meu filho de apenas 10 meses e foi um sucesso.
Janaina Silva
Janaina Silva
14/03/2023
A Dra marilyse é sensacional, tira todas as nossas dúvidas em relação aos nossos pequenos, super atenciosa e educada. Nota 1000 em todos os quesitos, desde o atendimento na recepção até o pós consulta!!
daniele bergamaschi andreia
daniele bergamaschi andreia
07/02/2023
A Dra é maravilhosa 😍, a cirurgia do meu filho foi um sucesso.
karine caldas
karine caldas
02/02/2023
Gratidão a Dra. Marilyse! Muito atenciosa e cuidadosa com a criança e também com os pais.
Veronica Tirri
Veronica Tirri
01/12/2022
A Dra. MARYLISE foi um anjo enviado por Deus em nossas vidas! A Maysa em exame de rotina em 2021, foi encontrado um cálculo gigante no ureter Esquerdo do Rin, com uma Hidronefrose grau III importante. Necessitando de uma cirúrgia de Urgência. Foi prontamente indicada pelos colegas médicos mesmo não sendo da região da Dra. Foi indicada pela competência, especialização diferenciada e muita eficiência. Em menos de 1 semana a Dra. Atendeu prontamente e em menos de 45 dias a Maysa foi operada por Cirurgia ROBÓTICA por VÍDEO, recuperação incrível em pouquíssimos dias! Maysa quase não tem cicatrizes! A Dra. é uma fada maravilhosa! Serei grata eternamente! 🙏🙏🙏💗 Dia 29/11/2022 dia de visitar a melhor médica Urologista Pediátrica! 😍💗 A foto da cicatrização perfeita da minha pequena. Não posso deixar de mencionar a recepcionista Janaína, muito eficiente e responsável sempre! Gratidão sempre!
Mayara Oliveira Guilherme
Mayara Oliveira Guilherme
30/11/2022
Desde a primeira consulta eu fui muito bem atendida, nunca sai de uma consulta com dúvida. A cirurgia do meu filho foi um sucesso e eu tive todo apoio necessário durante todo o tratamento. A Dra. fez uma correção de hipospadia e ficou perfeito. Sou muito grata a Dra. Marilyse e a Janaína que sempre me atendeu muito bem principalmente no pós cirúrgico que demanda um maior acompanhamento.