Bexiga Neurogênica e seu funcionamento! - Dra. Marilyse Fernandesdefeitos congênitos do tubo neural como os decorrentes da mielomeningocele, medula presa e disrafismo espinhal.

Outras possíveis causas podem ser trauma raquimedular ou o desenvolvimento de um tumor no sistema nervoso central.

Simultaneamente é comum apresentar dificuldade para adquirir o controle evacuatório completo.

Nesse sentido, não é raro a presença de escape fecal e ou constipação.

O escape fecal causa grande impacto afetivo e motivacional na criança com prejuízos no seu desenvolvimento global.

De maneira geral apresentam perda de autoestima, ansiedade e dependência de cuidador, havendo invariavelmente prejuízo ao convívio social.

Portanto, restabelecer a continência fecal ou viabilizar medidas que mantenham os pacientes com bexiga neurogênica artificialmente limpos é o mais importante!

Aproveite e conheça o Ambulatório de Distúrbios Evacuatórios da Faculdade de Medicina de Botucatu – SP, uma referência no manejo de cólon.

Saiba mais sobre diagnóstico e as inúmeras opções para o tratamento da bexiga neurogênica.

">

Bexiga Neurogênica

Quando a criança apresenta bexiga neurogênica, estamos falando de um comprometimento neurológico que afeta o funcionamento da bexiga.

É o termo empregado quando o funcionamento anormal da bexiga é originado por algum problema neurológico.

Desta forma, ocorre por uma incapacidade na troca e coordenação das informações entre a bexiga, a medula espinhal e o sistema nervoso central (Fig 1).

Portanto o resultado pode ser, por exemplo, a perda da capacidade de contração e relaxamento da musculatura da parede da bexiga no momento certo!

Antes de mais nada, vale lembrar que nossa bexiga desempenha duas funções principais: o armazenamento e o esvaziamento da urina (Fig 2).

Então, para estas etapas acontecerem da forma correta, dependemos do funcionamento coordenado entre nervos e músculos do trato urinário.

Em suma, a capacidade da bexiga para armazenar e esvaziar a urina poderá estar comprometida nos pacientes com bexiga neurogênica.

As principais causas de bexiga neurogênica na infância são defeitos congênitos do tubo neural como os decorrentes da mielomeningocele, medula presa e disrafismo espinhal.

Outras possíveis causas podem ser trauma raquimedular ou o desenvolvimento de um tumor no sistema nervoso central.

Simultaneamente é comum apresentar dificuldade para adquirir o controle evacuatório completo.

Nesse sentido, não é raro a presença de escape fecal e ou constipação.

O escape fecal causa grande impacto afetivo e motivacional na criança com prejuízos no seu desenvolvimento global.

De maneira geral apresentam perda de autoestima, ansiedade e dependência de cuidador, havendo invariavelmente prejuízo ao convívio social.

Portanto, restabelecer a continência fecal ou viabilizar medidas que mantenham os pacientes com bexiga neurogênica artificialmente limpos é o mais importante!

Aproveite e conheça o Ambulatório de Distúrbios Evacuatórios da Faculdade de Medicina de Botucatu – SP, uma referência no manejo de cólon.

Saiba mais sobre diagnóstico e as inúmeras opções para o tratamento da bexiga neurogênica.

Causas e Sintomas da Bexiga Neurogênica

Bem como pode resultar de algum problema adquirido ao longo da infância ou adolescência.

A seguir estão algumas das causas mais comuns de bexiga neurogênica:

  • Defeitos do tubo neural como mielomeningocele e disrafismo espinhal
  • Trauma da medula espinhal
  • Tumores do sistema nervoso central
  • Tumores pélvicos
  • Encefalopatia crônica, doenças desmielinizantes, síndrome de Down.

As manifestações clínicas podem ser variadas assim como mudar com o passar do tempo.

Estão relacionadas a causa do problema neurológico, qual tecido neuronal está afetado e a presença de outras condições clinicas associadas.

Como resultado, a bexiga neurogênica na infância pode apresentar os seguintes sintomas:

O diagnóstico inicial necessita de avaliação do paciente em consulta médica além de testes complementares para que seja possível entender a amplitude do problema.

Posteriormente, durante toda a infância e adolescência, estes exames devem ser repetidos periodicamente para o acompanhamento da evolução clinica do paciente.

Os principais exames são:

  • Exames de sangue para avaliar a função renal;
  • Exame de urina para pesquisa de infecção do trato urinário;
  • Ultrassonografia do aparelho urinário;
  • Cintilografia renal DMSA;
  • Raio-x uretrocistografia miccional;
  • Ressonância magnética da coluna vertebral;
  • Estudo urodinâmico avalia o funcionamento da bexiga, identificando como é o padrão de armazenamento e esvaziamento da urina.

Tratamento da Bexiga Neurogênica

Os principais objetivos do tratamento de crianças com bexiga neurogênica é alcançarmos a melhor continência urinária possível mas acima de tudo com preservação a longo prazo do funcionamento renal.

Como resultado, a sociabilidade, autoestima positiva e a autonomia com ganho na qualidade de vida da criança serão favorecidos.

Além da equipe médica, é fundamental o suporte de equipe multidisciplinar, com enfermagem, fisioterapia e psicologia, trabalhando em parceria com o paciente e sua família em cada uma das etapas terapêuticas.

Cateterismo intermitente limpo (CIL) - Trata-se da passagem de um fino cateter pela uretra até a bexiga da criança, possibilitando o completo esvaziamento da urina.

Muitas vezes é a primeira medida indicada no tratamento de bexiga neurogênica, inclusive logo após o nascimento.

É um procedimento simples realizado pelos próprios familiares da criança, algumas vezes durante o dia.

Dessa forma, após receber treinamento por uma equipe de enfermagem especializada, estarão aptos a realizar este procedimento.

O esvaziamento rotineiro da bexiga produz importantes benefícios como:

  • redução do risco de infecção do trato urinário;
  • controle da dilatação do trato urinário superior;
  • proteção da bexiga e melhora da incontinência.

Para saber mais acesse http://www.doutorbexiga.com.br. Projeto super interessante da Universidade Estadual Paulista - Unesp, coordenado pela Profa. Dra. Maria Andreia Garcia de Ávila, com atividades de pesquisas realizadas pelo Prof. Dr. João Luiz Amaro entre outros profissionais referência no assunto. O site traz dicas e vídeos aos pais e crianças.

Saiba mais sobre cateterismo vesical intermitente nos meninos e meninas!

Drenagem vesical durante a noite - algumas crianças precisam permanecer com um cateter na bexiga, enquanto dormem, para drenar continuamente a urina.

Isso pode reduzir a frequência das infecções do trato urinário, melhorar a dilatação dos rins e a continência urinária.

A drenagem noturna em conjunto com o cateterismo intermitente limpo, durante o dia, pode manter as propriedades de armazenamento da bexiga.

Antibioticoterapia profilática - consiste no uso diário de antibiótico, porém em uma dose menor que a habitual.

Pode ser recomendado quando a criança apresentar dificuldade ou incapacidade para esvaziar a bexiga, presença de refluxo vesicoureteral - RVU - ou em qualquer outra condição que coloque a criança em risco de desenvolver uma infecção do trato urinário.

Medicamentos anticolinérgicos - importante classe de substâncias, como por exemplo a Oxibutinina,Tolterodina, Solifenacina, Darifenacina, que atuam no relaxamento da musculatura lisa da bexiga, evitam a contração inadequada e assim aumentam a capacidade de armazenamento da urina.

Tratamento endoscópico com toxina botulínica (Fig 3) - é um método alternativo, minimamente invasivo, empregado no tratamento de crianças com bexiga neurogênica com hiperatividade detrusora, nos seguintes casos:

  • falha na resposta com o tratamento medicamentoso,
  • presença de efeitos colaterais com o uso dos anticolinérgicos
  • falta de consentimento dos pais para o tratamento cirúrgico, seja na vesicostomia ou em uma ampliação vesical.

TRATAMENTO CIRÚRGICO

Uma cirurgia poderá ser indicada nos pacientes cuja incontinência não foi controlada por meio de medidas anteriores.

Vesicostomia - é um procedimento cirúrgico, no qual criamos uma pequena abertura na bexiga, através da parede abdominal, localizada próximo ao púbis. Dessa forma permitirá a ampla e contínua drenagem da urina. O aspecto final será parecido com uma pequena fenda, circundada por um tecido macio e róseo.

A vesicostomia é uma opção temporária e pode ser revertida a qualquer momento.

Ampliação vesical - com o emprego de segmentos do intestino delgado, conseguimos aumentar o tamanho da bexiga, promovendo assim um acréscimo na sua capacidade e a queda da pressão no seu interior.

Conduto apendicovesical - Mitrofanoff (Fig 4) - É a criação de uma discreta abertura continente - chamada de ostomia ou estomia - fornecendo acesso rápido e prático para o esvaziamento da bexiga.

Geralmente, utilizamos o apêndice cecal ou um pequeno segmento do intestino delgado, para construir este conduto cateterizável e assim comunicar a bexiga com a pele da parede abdominal. Sendo o procedimento possível de ser realizado com o auxílio robótico (Vídeo 1).

Essa técnica permite que as crianças escolares e os adolescentes, de maneira independente, utilizem um cateter através deste conduto, para esvaziar a bexiga, proporcionando assim aumento da auto-estima e da privacidade, com ganhos na qualidade de vida destes pacientes.

Este procedimento, geralmente é realizado de maneira associada, quando for necessário, a outros procedimentos cirúrgicos, como por exemplo, ampliação da capacidade da bexiga; reconstrução do colo vesical; colocação de sling fascial ou de esfíncter urinário artificial.

Técnica de Malone - (MACE) - é a abertura criada usando o apêndice cecal ou pequeno segmento do intestino delgado, conectando o cólon à pele abdominal.

Dessa forma, este  procedimento permite aos pacientes com incontinência fecal, fazer a lavagem intestinal anterógrada diretamente no cólon ou seja de cima para baixo, facilitando assim a limpeza e o esvaziamento das fezes.

Cecostomia tubada - é um pequeno tubo de silicone fixado no intestino grosso (ceco),através da parede abdominal.

Este procedimento permite que as crianças com incontinência fecal, apliquem os fluidos diretamente no cólon, promovendo a eliminação  das fezes.

Geralmente empregado temporariamente, até que o paciente e família, sintam-se encorajados a realização do MACE.

"O conteúdo destas informações foram revisados pela Dra Marilyse Fernandes. Destina-se apenas para fins educacionais e não deve substituir avaliação médica ou de qualquer outro profissional de saúde. Encorajamos a discussão de quaisquer dúvidas ou preocupações  com o/a médico/a de sua preferência e confiança".

bexiga neurogênica

Fig 1 - Controle neural da micção

Fonte:gu_micturition_pt.gif

Fig 2 - Fisiologia da micção

Fonte:Anatomia em foco

Fig 3 - Tratamento endoscópico de Bexiga Hiperativa

Fonte:Surgical Atlas Botulinum toxin injections into the detrusor.pdf

Fig 4 - Mitrofanoff - Esvaziamento da Bexiga

Fonte:https://en.wikipedia.org/wiki/Mitrofanoff_procedure

Video 1 - Mitrofanoff realizado por cirurgia robótica, Rosen et al. 2013

Fonte:Robot-assisted Laparoscopic Mitrofanoff Appendicovesicostomy Technique and Outcomes

Informe-se mais

Avaliações

Ana Camargo
Ana Camargo
08/09/2023
Minha filha de 5 anos não deixava de usar fralda, foram vários médicos até que em março/23 conheci por meio de indicação a dr Marilyse. Com sua experiência conseguiu diagnósticar a duplicidade no canal da urina, cirurgia feita em 31/07/23 e foi um sucesso. Gratidão pura a essa profissional e toda sua equipe, desde o primeiro atendimento com sua secretária Janaina. Obrigada a todos!
Reinaldo Ferreira
Reinaldo Ferreira
22/08/2023
Profissional extremamente competente cuidou do meu filho recém nascido de maneira excepcional. Desde o primeiro encontro se mostrou extremamente competente e nos passou tranquilidade em um momento muito delicado. A Dra. Marilyse não apenas demonstrou uma compreensão abrangente das necessidades médicas do meu filho, mas também se esforçou para explicar cada procedimento de maneira clara e tranquilizadora Em resumo, estou profundamente grato à Dra. Marilyse por sua excelência profissional e sem dúvidas nenhuma a indicaria
Silvio Fernandes Vera
Silvio Fernandes Vera
21/08/2023
Agradeço toda a atenção que sempre nos dispensou quando precisamos. Que Deus cuide sempre de você e lhe dê a saúde necessária para continuar a cuidar daqueles que mais precisam! Silvio, Selma e Rafael...
Gabriela Genaro
Gabriela Genaro
17/03/2023
Ótima profissional, muito competente e humana! Nos tratou com muito carinho e profissionalismo desde a 1° consulta. Nos passou total confiança! Fez a cirurgia do meu filho de apenas 10 meses e foi um sucesso.
Janaina Silva
Janaina Silva
14/03/2023
A Dra marilyse é sensacional, tira todas as nossas dúvidas em relação aos nossos pequenos, super atenciosa e educada. Nota 1000 em todos os quesitos, desde o atendimento na recepção até o pós consulta!!
daniele bergamaschi andreia
daniele bergamaschi andreia
07/02/2023
A Dra é maravilhosa 😍, a cirurgia do meu filho foi um sucesso.
karine caldas
karine caldas
02/02/2023
Gratidão a Dra. Marilyse! Muito atenciosa e cuidadosa com a criança e também com os pais.
Veronica Tirri
Veronica Tirri
01/12/2022
A Dra. MARYLISE foi um anjo enviado por Deus em nossas vidas! A Maysa em exame de rotina em 2021, foi encontrado um cálculo gigante no ureter Esquerdo do Rin, com uma Hidronefrose grau III importante. Necessitando de uma cirúrgia de Urgência. Foi prontamente indicada pelos colegas médicos mesmo não sendo da região da Dra. Foi indicada pela competência, especialização diferenciada e muita eficiência. Em menos de 1 semana a Dra. Atendeu prontamente e em menos de 45 dias a Maysa foi operada por Cirurgia ROBÓTICA por VÍDEO, recuperação incrível em pouquíssimos dias! Maysa quase não tem cicatrizes! A Dra. é uma fada maravilhosa! Serei grata eternamente! 🙏🙏🙏💗 Dia 29/11/2022 dia de visitar a melhor médica Urologista Pediátrica! 😍💗 A foto da cicatrização perfeita da minha pequena. Não posso deixar de mencionar a recepcionista Janaína, muito eficiente e responsável sempre! Gratidão sempre!
Mayara Oliveira Guilherme
Mayara Oliveira Guilherme
30/11/2022
Desde a primeira consulta eu fui muito bem atendida, nunca sai de uma consulta com dúvida. A cirurgia do meu filho foi um sucesso e eu tive todo apoio necessário durante todo o tratamento. A Dra. fez uma correção de hipospadia e ficou perfeito. Sou muito grata a Dra. Marilyse e a Janaína que sempre me atendeu muito bem principalmente no pós cirúrgico que demanda um maior acompanhamento.