Varicocele em adolescentes - Dra. Marilyse Fernandescomprometimento futuro da fertilidade.

Geralmente a varicocele é assintomática, mas pode eventualmente causar dor. Muitas vezes, pode ser confundida com uma hérnia devido ao inchaço na região escrotal.

Quando descoberta durante uma consulta médica de rotina, identifica-se por um aumento de volume na região escrotal, devido a presença de veias dilatadas e  tortuosas.

Observada mais facilmente com o paciente em pé (Fig 3). Do mesmo modo, durante a avaliação clínica, pode-se observar o tamanho testicular diminuído.

">

Varicocele

Varicocele é a dilatação anormal das veias que compõem o cordão espermático – veias do plexo pampiniforme – sendo causada pelo retorno do sangue venoso para o testículo (Fig 1).

Em primeiro lugar, é incomum a ocorrência nos meninos com menos de 10 anos, tornando-se mais frequente a partir do início da puberdade. Dessa forma, é identificada em 15 a 20% dos adolescentes, taxa de ocorrência similar à encontrada em homens adultos.

Manifesta-se em 75 a 90% no lado esquerdo!

Como consequência da varicocele, pode ocorrer a morte celular programada das células testiculares – apoptose – em virtude do acúmulo de toxinas, elevação da temperatura local e privação hormonal.

Em cerca de 45% dos adolescentes com varicocele, identifica-se alguma anormalidade histológica testicular. Sendo que, em até 20% destes pode haver severos danos ao desenvolvimento do testículo.

Nos casos de varicocele de grau moderado a severo, em torno de 70% apresenta redução do tamanho testicular. Os efeitos adversos da varicocele pioram com a persistência do problema, em outras palavras 20% dos adolescentes podem ter comprometimento futuro da fertilidade.

Geralmente a varicocele é assintomática, mas pode eventualmente causar dor. Muitas vezes, pode ser confundida com uma hérnia devido ao inchaço na região escrotal.

Quando descoberta durante uma consulta médica de rotina, identifica-se por um aumento de volume na região escrotal, devido a presença de veias dilatadas e  tortuosas.

Observada mais facilmente com o paciente em pé (Fig 3). Do mesmo modo, durante a avaliação clínica, pode-se observar o tamanho testicular diminuído.

Causas e Sintomas da Varicocele

Existem alguns fatores relacionados ao desenvolvimento da varicocele, como o rápido crescimento estatural, o aumento do fluxo sanguíneo testicular, herança genética, além da presença de alguma anormalidade anatômica na veia renal esquerda, dificultando a drenagem venosa pela veia gonadal - síndrome de quebra nozes ou nutcracker (Fig 2).

Conforme os achados do exame físico, a varicocele é classificada em três graus:

  • Grau I - as veias dilatadas são identificadas somente pela palpação e durante a realização da manobra de Valsalva;
  • Grau II - as veias dilatadas são identificadas pela palpação, sem a necessidade de manobras adicionais;
  • Grau III - as veias dilatadas são visíveis à distância.

Diagnóstico e Tratamento da Varicocele

Através do exame doppler ultrassom identifica-se a presença de refluxo de sangue venoso para testículo, confirmando o diagnóstico da varicocele e permitindo a identificação dos casos de varicocele subclínica. Além disso, o volume testicular pode ser medido pelo ultrassom, sendo considerado reduzido, quando a diferença entre os testículos for maior que 2 ml ou 20%.

Quando a varicocele surgir antes dos 10 anos ou manifestar-se somente no lado direito, devemos realizar ultrassom do aparelho urinário para afastar a presença de tumor renal - Tumor Wilms, como causa primária.

Não há evidências até o momento de que o tratamento da varicocele, durante a infância, produzirá melhor perfil androgênico melhor quando comparado ao tratamento da varicocele na vida adulta.

Desta forma, o tratamento cirúrgico da varicocele, em crianças e adolescentes, é recomendada nas seguintes situações:

  • Varicocele com hipoplasia testicular - diferença de tamanho entre os testículos maior que 2 ml ou 20%;
  • Presença de outra condição testicular associada que possa afetar a fertilidade;
  • Varicocele bilateral;
  • Espermograma alterado - passível de ser realizado após os 16 anos;
  • Varicocele com dor ou causando desconforto pelo grande aumento de volume escrotal.

O tratamento cirúrgico consiste na ligadura ou oclusão das veias espermáticas internas. Isto pode ser realizado de diversas maneiras:

  • Ligadura microcirúrgica na região inguinal ou sub-inguinal. Tem taxa de recorrência de 10%;
  • Ligadura por via laparoscópica (Fig 4) ou aberta na região supra-inguinal,
  • Recomenda-se que o procedimento cirúrgico seja realizado, independente da via de acesso utilizada, preservando os vasos linfáticos, para reduzir a chance de ocorrência de hidrocele e de hipertrofia testicular compensatória no pós-operatório.

Por outro lado, a preservação da artéria testicular não melhora a recuperação do testículo, além de aumentar as chances de recidiva da varicocele.

Adicionalmente, outro tratamento minimamente invasivo, é a embolização ou esclerose retrógrada da veia espermática interna, procedimento radiológico realizado por via angiográfica, que permite a preservação dos vasos linfáticos. Apesar de geralmente ser realizado sem o emprego da anestesia geral, expõe o paciente a doses não controladas de radiação.

Em uma revisão sistemática com meta-análise da literatura, publicada em 2018, que comparou os resultados do tratamento conservador (expectante) com o tratamento cirúrgico, em mais de 16 mil crianças e adolescentes com varicocele, demonstrou aumento do tamanho do testiculo afetado e da concentração total de espermatozóides, após o tratamento cirúrgico. Com relação à técnica cirúrgica, identificou-se que a preservação linfática reduz as chances de hidrocele.

Além disso, observou-se elevadas taxas de 90% no pós-operatório de resolução da dor e de desaparecimento da varicocele - 85 a 100%, associado a risco variável de complicações - 0 a 29%.  As evidências atuais não demonstram superioridade de nenhuma das técnicas cirúrgicas/intervencionistas. Prognóstico a longo prazo, incluindo paternidade e fertilidade, ainda permanecem desconhecidos.

"O conteúdo destas informações foram revisados pela Dra Marilyse Fernandes. Destina-se apenas para fins educacionais e não deve substituir avaliação médica ou de qualquer outro profissional de saúde. Encorajamos a discussão de quaisquer dúvidas ou preocupações  com o/a médico/a de sua preferência e confiança".


Fig. 1 - Representação esquemática que demonstra no lado esquerdo, o refluxo de sangue venoso pela veia espermática interna,causando a varicocele.

Fonte: https://www.nature.com/articles/nrurol.2017.98


Fig. 2 - Representação esquemática que demonstra o pinçamento da veia renal esquerda pela artéria mesentérica superior, podendo causar a síndrome de quebra nozes ou nutcracker. LRA: artéria renal esquerda/ LRV: veia renal esquerda/ SMA: artéria mesentérica superior.

Fonte: internet

varicocele

Fig. 3 - Representação do aspecto clínico da varicocele, identificando-se na região escrotal, veias dilatadas e tortuosas.

Fonte: internet

Fig. 4 - Desenho esquemático da visão laparoscópica do cordão espermático. Abertura peritoneal com exposição das veias espermáticas dilatadas.

Fonte : Esteves et al. (eds.),Varicocele and Male Infertility, 2019. https://doi.org/10.1007/978-3-319-79102-9_16

Informe-se mais

Avaliações

Ana Camargo
Ana Camargo
08/09/2023
Minha filha de 5 anos não deixava de usar fralda, foram vários médicos até que em março/23 conheci por meio de indicação a dr Marilyse. Com sua experiência conseguiu diagnósticar a duplicidade no canal da urina, cirurgia feita em 31/07/23 e foi um sucesso. Gratidão pura a essa profissional e toda sua equipe, desde o primeiro atendimento com sua secretária Janaina. Obrigada a todos!
Reinaldo Ferreira
Reinaldo Ferreira
22/08/2023
Profissional extremamente competente cuidou do meu filho recém nascido de maneira excepcional. Desde o primeiro encontro se mostrou extremamente competente e nos passou tranquilidade em um momento muito delicado. A Dra. Marilyse não apenas demonstrou uma compreensão abrangente das necessidades médicas do meu filho, mas também se esforçou para explicar cada procedimento de maneira clara e tranquilizadora Em resumo, estou profundamente grato à Dra. Marilyse por sua excelência profissional e sem dúvidas nenhuma a indicaria
Silvio Fernandes Vera
Silvio Fernandes Vera
21/08/2023
Agradeço toda a atenção que sempre nos dispensou quando precisamos. Que Deus cuide sempre de você e lhe dê a saúde necessária para continuar a cuidar daqueles que mais precisam! Silvio, Selma e Rafael...
Gabriela Genaro
Gabriela Genaro
17/03/2023
Ótima profissional, muito competente e humana! Nos tratou com muito carinho e profissionalismo desde a 1° consulta. Nos passou total confiança! Fez a cirurgia do meu filho de apenas 10 meses e foi um sucesso.
Janaina Silva
Janaina Silva
14/03/2023
A Dra marilyse é sensacional, tira todas as nossas dúvidas em relação aos nossos pequenos, super atenciosa e educada. Nota 1000 em todos os quesitos, desde o atendimento na recepção até o pós consulta!!
daniele bergamaschi andreia
daniele bergamaschi andreia
07/02/2023
A Dra é maravilhosa 😍, a cirurgia do meu filho foi um sucesso.
karine caldas
karine caldas
02/02/2023
Gratidão a Dra. Marilyse! Muito atenciosa e cuidadosa com a criança e também com os pais.
Veronica Tirri
Veronica Tirri
01/12/2022
A Dra. MARYLISE foi um anjo enviado por Deus em nossas vidas! A Maysa em exame de rotina em 2021, foi encontrado um cálculo gigante no ureter Esquerdo do Rin, com uma Hidronefrose grau III importante. Necessitando de uma cirúrgia de Urgência. Foi prontamente indicada pelos colegas médicos mesmo não sendo da região da Dra. Foi indicada pela competência, especialização diferenciada e muita eficiência. Em menos de 1 semana a Dra. Atendeu prontamente e em menos de 45 dias a Maysa foi operada por Cirurgia ROBÓTICA por VÍDEO, recuperação incrível em pouquíssimos dias! Maysa quase não tem cicatrizes! A Dra. é uma fada maravilhosa! Serei grata eternamente! 🙏🙏🙏💗 Dia 29/11/2022 dia de visitar a melhor médica Urologista Pediátrica! 😍💗 A foto da cicatrização perfeita da minha pequena. Não posso deixar de mencionar a recepcionista Janaína, muito eficiente e responsável sempre! Gratidão sempre!
Mayara Oliveira Guilherme
Mayara Oliveira Guilherme
30/11/2022
Desde a primeira consulta eu fui muito bem atendida, nunca sai de uma consulta com dúvida. A cirurgia do meu filho foi um sucesso e eu tive todo apoio necessário durante todo o tratamento. A Dra. fez uma correção de hipospadia e ficou perfeito. Sou muito grata a Dra. Marilyse e a Janaína que sempre me atendeu muito bem principalmente no pós cirúrgico que demanda um maior acompanhamento.