3 momentos importantes no tratamento do bebê com VUP - Dra. Marilyse Fernandes

3 momentos importantes no tratamento do bebê com VUP

Atualizado em
Por: CRM 92676 | RQE 21334

Antes mesmo que os tratamentos para a VUP sejam detalhados neste curtinho, mas importante artigo, gostaria de relembrar que VUP nada mais é do que a sigla empregada para descrever uma condição urológica chamada válvula de uretra posterior. Ela consiste em uma prega mucosa, localizada na parede da uretra, logo abaixo da bexiga, que se abre como um paraquedas durante a passagem da urina, impedindo que seja eliminada livremente para fora do corpo. Provoca hidronefrose antenal, compromete a produção de líquido amniótico e afeta o desenvolvimento pulmonar.

Tal prega pode causar a obstrução da uretra e impedir a passagem da urina em graus variados, causando dilatação da bexiga, rins e ureteres . Comumente, a VUP se forma nos estágios iniciais do desenvolvimento fetal, ao longo do primeiro trimestre de gestação,sendo relacionada a persistência da membrana urogenital ou a anormalidade na integração dos ductos de Wolff na parede uretral. Trata-se de uma malformação congênita que acomete apenas os bebês do sexo masculino e ocorre em 1 a cada 4.000 a 8.000 gestações. A VUP é a principal causa de doença renal crônica na criança como consequência da obstrução do trato urinário infantil. 

Isso posto, vamos aos tratamentos destinados aos bebês que apresentam esta condição.

Destaco esse importante momento! A cirurgia fetal é indicada apenas naqueles casos de VUP que apresentam obstrução severa da uretra, levando durante a gestação, a redução importante ou até a ausência de líquido amniótico, tem indicação para abordagem antenatal através da cirurgia fetal. Entretanto, nos casos de obstrução do trato urinário baixo, a análise dos resultados da cirurgia fetal ainda não demonstram forte evidência de maior taxa de sobrevivência ou de melhora da boa função renal da criança a longo prazo.

O shunt vesico-amniótico e a fulguração da válvula a laser são os procedimentos intra-útero mais realizados. O objetivo de tais procedimentos é aumentar o volume do líquido amniótico e assim proporcionar potencial melhora do desenvolvimento dos pulmões e da taxa de sobrevivência dessas crianças. A intervenção cirúrgica  antenatal deverá ser realizada apenas em centros especializados e com experiência para  avaliação dos riscos versus benefícios assim como para execução do procedimento. 

Após o nascimento, nos bebês com VUP é fundamental a passagem de uma sonda pela uretra até a bexiga, para aliviar imediatamente a obstrução do trato urinário, permitir a coleta de exames e estabilizar inicialmente a criança, para este momento do tratamento que é a correção cirúrgica pós natal do problema. A Abertura Endoscópica da válvula é procedimento cirúrgico realizado geralmente nos primeiros dias de vida, através de um fino aparelho introduzido pela uretra. 

Contudo, nos bebês prematuros ou muito pequenos para idade gestacional, muitas vezes o pequeno calibre da uretra impossibilita tal procedimento, sendo indicado a realização de uma Vesicostomia. É uma técnica cirúrgica temporária e que conecta a parede da bexiga à pele da parede abdominal, facilitando a livre drenagem da urina, desobstruindo o sistema urinário.

Como terceiro momento, considero a situação de algumas crianças que apresentam piora da dilatação do trato urinário, mesmo após serem submetidas aos procedimentos descritos anteriormente, sendo necessário para preservar a função renal, a realização temporária de derivação urinária mais perto dos rins, chamada de Ureterostomia. Consiste em exteriorizar e fixar, um ou os dois ureteres, na parede abdominal, reduzindo a pressão e lesão geradas sobre o parênquima renal, devido ao acúmulo de urina no sistema coletor, mas ainda com a descida de uma pequena quantidade de urina para a bexiga, a fim de mantê-la funcionando.

Adicionalmente, além dos momentos cirúrgicos relevantes no tratamento do bebê com VUP, em muitas ocasiões, a introdução de medicações, como anticolinérgicos e alfa-bloqueadores, que visam melhorar o funcionamento da bexiga e do esfíncter uretral e a realização do cateterismo vesical noturno serão instrumentos auxiliares fundamentais, para o controle das consequências a longo prazo devido a VUP e que persistem mesmo após a desobstrução da uretra.

Acompanhe as publicações do blog, toda semana temos novidades. Saiba mais sobre a válvula de uretra posterior clicando no link VUP

Até breve!!!


Dra. Marilyse Fernandes
Publicado por: Dra. Marilyse Fernandes - Cirurgia Pediátrica - CRM 92676 | RQE 21334
A Dra Marilyse Fernandes (CRM 92676 / RQE 21334) é médica especialista em cirurgia pediátrica e robótica, dedicada à urologia infantil com experiência em hidronefrose congênita, malformações genitais e disfunções miccionais. Formada pela Universidade Estadual de Londrina, Doutora em Ciências da Reabilitação pela Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduada em Cirurgia Robótica pelo Hospital Israelita Albert Einstein.
Leia também

Avaliações

Ana Camargo
Ana Camargo
08/09/2023
Minha filha de 5 anos não deixava de usar fralda, foram vários médicos até que em março/23 conheci por meio de indicação a dr Marilyse. Com sua experiência conseguiu diagnósticar a duplicidade no canal da urina, cirurgia feita em 31/07/23 e foi um sucesso. Gratidão pura a essa profissional e toda sua equipe, desde o primeiro atendimento com sua secretária Janaina. Obrigada a todos!
Reinaldo Ferreira
Reinaldo Ferreira
22/08/2023
Profissional extremamente competente cuidou do meu filho recém nascido de maneira excepcional. Desde o primeiro encontro se mostrou extremamente competente e nos passou tranquilidade em um momento muito delicado. A Dra. Marilyse não apenas demonstrou uma compreensão abrangente das necessidades médicas do meu filho, mas também se esforçou para explicar cada procedimento de maneira clara e tranquilizadora Em resumo, estou profundamente grato à Dra. Marilyse por sua excelência profissional e sem dúvidas nenhuma a indicaria
Silvio Fernandes Vera
Silvio Fernandes Vera
21/08/2023
Agradeço toda a atenção que sempre nos dispensou quando precisamos. Que Deus cuide sempre de você e lhe dê a saúde necessária para continuar a cuidar daqueles que mais precisam! Silvio, Selma e Rafael...
Gabriela Genaro
Gabriela Genaro
17/03/2023
Ótima profissional, muito competente e humana! Nos tratou com muito carinho e profissionalismo desde a 1° consulta. Nos passou total confiança! Fez a cirurgia do meu filho de apenas 10 meses e foi um sucesso.
Janaina Silva
Janaina Silva
14/03/2023
A Dra marilyse é sensacional, tira todas as nossas dúvidas em relação aos nossos pequenos, super atenciosa e educada. Nota 1000 em todos os quesitos, desde o atendimento na recepção até o pós consulta!!
daniele bergamaschi andreia
daniele bergamaschi andreia
07/02/2023
A Dra é maravilhosa 😍, a cirurgia do meu filho foi um sucesso.
karine caldas
karine caldas
02/02/2023
Gratidão a Dra. Marilyse! Muito atenciosa e cuidadosa com a criança e também com os pais.
Veronica Tirri
Veronica Tirri
01/12/2022
A Dra. MARYLISE foi um anjo enviado por Deus em nossas vidas! A Maysa em exame de rotina em 2021, foi encontrado um cálculo gigante no ureter Esquerdo do Rin, com uma Hidronefrose grau III importante. Necessitando de uma cirúrgia de Urgência. Foi prontamente indicada pelos colegas médicos mesmo não sendo da região da Dra. Foi indicada pela competência, especialização diferenciada e muita eficiência. Em menos de 1 semana a Dra. Atendeu prontamente e em menos de 45 dias a Maysa foi operada por Cirurgia ROBÓTICA por VÍDEO, recuperação incrível em pouquíssimos dias! Maysa quase não tem cicatrizes! A Dra. é uma fada maravilhosa! Serei grata eternamente! 🙏🙏🙏💗 Dia 29/11/2022 dia de visitar a melhor médica Urologista Pediátrica! 😍💗 A foto da cicatrização perfeita da minha pequena. Não posso deixar de mencionar a recepcionista Janaína, muito eficiente e responsável sempre! Gratidão sempre!
Mayara Oliveira Guilherme
Mayara Oliveira Guilherme
30/11/2022
Desde a primeira consulta eu fui muito bem atendida, nunca sai de uma consulta com dúvida. A cirurgia do meu filho foi um sucesso e eu tive todo apoio necessário durante todo o tratamento. A Dra. fez uma correção de hipospadia e ficou perfeito. Sou muito grata a Dra. Marilyse e a Janaína que sempre me atendeu muito bem principalmente no pós cirúrgico que demanda um maior acompanhamento.